terça-feira, 30 de outubro de 2007

O esporte promove PAZ?


A humanidade busca a paz por meio da política, da religião, dos esportes e até mesmo da guerra. A América, apesar dos conflitos de cunho político, tenta através dos eventos de cunho esportivos estabelecer a harmonia. Nas Olimpíadas de 1932, em Los Angeles, alguns representantes propuseram a criação de uma competição entre todos os países da América. O evento, com intuito de desenvolver o esporte na região, só se concretizou em 1951, em Buenos Aires.

Desde a antiguidade o esporte vem sendo buscado como forma de proporcionar paz e harmonia entre os povos. Os gregos viam nos jogos olímpicos, além da religiosidade, uma maneira de integrar as civilizações. Para o francês Pierre de Fredy, conhecido como Barão de Coubertein, o importante não é vencer, mas competir. E com dignidade. Na década de 50 foram sediados os primeiros Jogos Pan – Americanos que, foram realizados no Rio de Janeiro esse ano.

Os jogos envolvem a participação de vários países incluindo inúmeras modalidades. E em função da grande visibilidade na mídia, eles são frequentemente alvo de várias manifestações. Os investimentos feitos pelo governo, para receber os atletas e os turistas, é um exemplo. Outro caso são as propagandas em torno do Pan, que se intensificaram a medida que este se aproximava.

A idéia de paz não é utópica uma vez que os esportes estão aí para provar isso. Esse é o momento no qual as guerras, diferenças e conflitos são deixados de lado em nome de um ideal: competir. Os gregos já diziam que o esporte é essencial à manutenção de um corpo saudável e a harmonia entre os povos.

Um comentário:

Carla Fiacadori, Fernanda Bittencourt ou Joana Lamounier disse...

O texto é muito bom. Acho que o esporte concerteza promove a paz! Continue assim. Beijos