terça-feira, 23 de outubro de 2007

É melhor ter um inimigo inteligente do que um amigo ignorante

Todo mundo já deve ter ouvido esse ditado, mas alguma vez você já parou para pensar e analisá-lo? Uma tarefa importante para qualquer um é saber averiguar um fato dos vários pontos de vista. A partir dessa idéia então, veja quais são os argumentos que o justificam.



Definição...

É melhor ter um inimigo inteligente do que um amigo ignorante. Entende-se por inimigo inteligente aquela pessoa que possua conhecimento suficiente para criar estratégias que coloquem em risco outras pessoas. E, o amigo ignorante, é aquele que não acrescenta nada de significativo.

Comparação...

É melhor ter um inimigo inteligente do que um amigo ignorante. O primeiro, procurará estratégias que promovam prejuízo a alguém, o segundo, apesar de não querer, devido a sua ignorância, poderá tornar-se manipulável e ser usado como uma arma contra seu próprio amigo.

Exemplificação...

É melhor ter um inimigo inteligente do que um amigo ignorante. Basta imaginar um indivíduo que, sabendo da existência de seu oponente e que o mesmo seja astuto, procurará uma maneira de derrotá-lo. Para isso, procurará analisá-lo e descobrir seus pontos fracos, a partir dessas atitudes criará meios para combatê-lo e derrotá-lo, o que promoverá o desenvolvimento de suas habilidades e superação de seus limites. Já, com um amigo ignorante, nada de significativo será possível alcançar, podendo até prejudicá-lo.

Razão...

É melhor ter um inimigo inteligente do que um amigo ignorante. O primeiro, apesar de ser inimigo, instigará sua capacidade de raciocínio, enquanto o segundo, por sua ignorância, poderá prejudicá-lo.

Pesquisa...

É melhor ter um inimigo inteligente do que um amigo ignorante. De acordo com a pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde)*, na última década, 75% dos problemas emocionais foram provocados pela imprudência ou ingenuidade de um amigo que, por sua ignorância, colocou em risco alguma pessoa.

* Dado fictício


Interpretar é contextualizar para tornar a inormação mais explícita.
Rabaça e Barbosa, citados em "Acessoria de imprensa - teoria e prática" (Porto Alegre: Sagra - Luzzatto, 1993)

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).