segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Professor - Profissional que complementa a educação


Entende-se por anomia, segundo o dicionário Aurélio, a ausência de leis, de normas ou regras de uma organização. Conforme a reportagem da Revista Veja (Edição 1904. 11 de maio de 2005) “Com medo dos alunos” esse conceito tem se disseminado entre os alunos de escolas públicas e particulares. Isso, no entanto, tem assumido tais proporções, que muitos professores estão com medo dos alunos.

Há vários fatores que levam ao estado de anomia. Um deles é a alienação, no qual uma sociedade, por exemplo, baseada na divisão do trabalho, chega a tal ponto que as relações dos órgãos já não mais funcionam; uma autoregulação em situações de desequilíbrio torna-se complicada; não existe mais o sentimento de interdependência; as regras são precárias e indefinidas. Entre outros fatores, pode-se dizer que esse é o estado em que ocorre o rompimento do equilíbrio moral.

A quebra dessa harmonia moral tem sido percebida com muita freqüência dentro do ambiente de ensino, as escolas. Segundo a reportagem publicada, os alunos ignoram a presença de professor porque vêm naquela figura um mero empregado, pago pelos pais. E esses fatos não têm ocorrido simplesmente em escolas públicas, mas pelo contrário, os maiores índices de professores que desenvolvem fobia escolar estão nas escolas particulares.

A questão não é tão simples assim. Ser professor, no país em que vivemos, é complicado. Não é uma profissão valorizada, o salário não é dos melhores e sem contar que professor sofre um enorme desgaste físico e moral quando encontra pela frente alunos desregrados. A escola é um lugar onde as crianças aprendem a conviver em sociedade, com todas as suas regras. Mas educação parte de casa, dos pais.

2 comentários:

gkrieger disse...

Joana, você escreve bem mesmo, com maturidade. Continue assim.
Krieger

RH disse...

Sugiro a leitura do seguinte artigo:
http://dr-hugo-jorge.blogspot.com/2007/11/o-que-o-burnout.html

Hugo Jorge
http://dr-hugo-jorge.blogspot.com/