quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Imprensa Nacional: 200 anos de História Oficial

A Imprensa Nacional comemora no ano que vem seu bicentenário. Trata-se de um momento histórico e necessário para se refletir sobre a mídia. Com esse objetivo, a Imprensa Nacional criou um ciclo de conferências que conta com a presença de renomados jornalistas e entendidos do meio de comunicação. Com o tema “As perplexidades da mídia tradicional diante dos avanços da mídia digital” o ciclo de conferências A Imprensa discute a Imprensa marca o início da comemoração dessa data.

No dia 13 de maio de 1808 foi criada a Impressão Régia por decreto do príncipe D. João. No decorrer do tempo a imprensa recebeu vários nomes, entre eles Real Oficina Tipographica, Tipographia Nacional e por último, Imprensa Nacional. Foi então, a transferência da Família Real para o Brasil que marcou o início da imprensa brasileira.

Junto a Família Real veio um conjunto de peças que permitiam reproduzir letras impressas. Esse foi o primeiro passo de um longo trajeto. Foram impressos as primeiras leis, alvarás, cartas, orações e o primeiro jornal, Gazeta do Rio de Janeiro, em 10 de setembro de 1808.


Esse momento em que a Imprensa Nacional comemora seus 200 anos é uma rara oportunidade para se refletir a respeito do que vem acontecendo na mídia diante do surgimento de novas tecnologias de informação. A crise pela qual a mídia passa, em conseqüência do webjornalismo, da queda da credibilidade, da convergência digital, da cópia de conteúdos produzidos pela mídia tradicional, a manipulação e além de tudo isso, pode-se acrescentar a questão da qualidade da informação que nos é oferecida, tem que ser levada em conta. É também um momento para conhecer a história da imprensa.


Vale nesse momento de tantas comemorações e reflexões nos questionarmos a respeito de alguns assuntos. A expansão dos meios de comunicação de massa está desviando as energias humanas da participação ativa para as transformar em conhecimento passivo? A imprensa tem garantido, por lei, o direito de liberdade de expressão, mas quem controla essa liberdade? Até que ponto deve-se considerar que um jornalista é livre? É... assunto para discussão é o que não vai faltar!


Se você tem curiosidade e deseja conhecer o Museu da Imprensa, em Brasília, adiquira informações pelos telefones: 3535 – 9618 e 3535 – 7680

Estão abertas as inscrições para o concurso do Museu da Imprensa, de desenho, redação, poesia e monografia, dirigido a estudantes dos ensino fundamental, médio e superior. Participe! Regulamento, no site: www.in.gov.br


Nenhum comentário: