quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Povos do Brasil



O 2° Encontro Nacional dos Povos das Florestas ocorreu em Brasília, nos dias 18 a 23 de setembro, em um dos espaços do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e atraiu muitos interessados.

Aproveitei a oportunidade para saber mais sobre o evento e seus participantes. Conversei com um zootecnista, especializado em agronegócios e ele me informou que o Encontro é uma tentativa dos povos que vivem em regiões mais afastadas dos centros urbanos de mostrarem sua cultura, artesanato e projetos.

Quem marcou presença no local gostou do que viu. Para entrar bastava fazer uma ficha com dados básicos, como: nome, endereço e telefone. Feito isso, o participante recebia um crachá e uma bolsa com vários panfletos.

Lá dentro havia vários stands, cada qual representando uma região. O acre, por exemplo, montou um stand bastante interativo, com jogos de tabuleiro sobre o dialeto local. Estava presente também uma tribo de índios do sul da Bahia bem característica, vendendo peças artesanais.

O SEBRAE em parceria com a Fundação Bando do Brasil expôs um projeto de agricultura sustentável (PAIS – Produção Agroecológica Integrada Sustentável) que tem sido útil a muitas comunidades (ver figura). Segundo o responsável, as comunidades que vivem em áreas afastadas estão devastando o meio em função de suas atividades de caça, pesca e outras formas para se conseguir alimento. “Esse projeto visa exatamente a não devastação do meio.” Como é possível ver na imagem, é um campo circular. No centro cria-se aves e ao redor planta-se, para consumo próprio e para comércio. Trata-se de um sistema orgânico, pois os dejetos dos animais são reaproveitados em forma de adubo. No local foi montado um circuito, porém em menores proporções. Os interessados tinham acesso a todas as informações.

Alem disso, foram ministradas palestras sobre diversos assuntos, conferências temáticas, houve mostra de cinama e vídeo e plantio de árvoes. Quem passou por lá pôde conhecer um pouco mais a respeito dos “povos das florestas”.


2 comentários:

Thaís Figueiredo disse...

Joana, não pude ler todos os posts, mas seu blog está muuito bom, parabéns, viu?
Beijos!

Anônimo disse...

Oi Joana, sou eu Gustavo, também conhecido como "o professor". O blog está muito bom. Textos, abordagem, atualizações. Parabéns pelo bom começo.