sábado, 22 de setembro de 2007

21 de setembro: dia da árvore



A importância da árvore nem sempre foi reconhecida devidamente. Com o passar dos tempos esse elemento vem ganhando destaque no cenário ecológico. Ela foi citada por vários cantores, retratada por pintores renomados e na pior das hipóteses, mas a mais freqüente, tem sido usada como matéria-prima para indústrias de móveis. Há, contudo, uma tentativa do homem, hoje, de se redimir da agressão feita às florestas. Mas isto só está acontecendo depois de se notar que a ausência de árvores implica em uma série de conseqüências.

Com machado e serra elétrica em mãos o homem foi derrubando tudo o que encontrava pela frente, as florestas e matas pareciam não ter fim. Um dia, entretanto, a ficha caiu: as chuvas tornaram-se escassas nas áreas desmatadas; o ar estava cada vez mais poluído e a saúde humana e animal viu-se prejudicada. Foi preciso ocorrer tudo isso para que o ser humano tomasse consciência da extensão do seu erro. Não se havia disseminado a idéia de reflorestamento.

A idéia de reflorestamento tem ganhado destaque através da lei protecionista das reservas florestais. É válido, no entanto, lembrar que em segundos uma árvore é derrubada, mas leva-se anos para uma árvore atingir o tamanho adulto. Logo, uma solução cabível seria diminuir o índice de desmatamento e ao adotar a prática do reflorestamento, plantar mais de uma árvore.

As árvores, além de contribuírem para a diversidade da flora nacional, impedem o excesso de evaporação das águas dos rios e mares, exercendo influência sobre o clima; são usadas como matéria-prima para indústria no fornecimento de celulose e fabricação de combustíveis; como abrigo da fauna terrestre e como fornecedores de oxigênio, essencial à vida.

O dia 21 de setembro foi dedicado à comemoração desse símbolo nacional, na esperança de que seja cada vez maior a consciência dos brasileiros para com sua preservação.

Tudo bem que hoje não é dia 21, mas o que vale nesse caso é a intenção!

Nenhum comentário: